Suscríbete RSS
Comentarios RSS
Subscríbete por E-mail

Bem-vindo a nossa união

Quer saber quais as últimas novidades publicadas nos blogs católicos? Esse é o seu lugar! O nosso espaço de união é justamente destinado a trazer as mais recentes postagens de todos os blogs católicos de língua portuguesa de forma mais ampla e mais clara, facilitando assim a compreenção dos seus leitores. Sempre que uma nova matéria for publicada em algum blog, ela será automaticamente atualizada aqui. Para informações de como incluir seu blog, vá até o final da página.

Blogs Unidos

O que são Feeds e para que servem?

09:59 Postado por Frei Miltom

Através da pesquisa “Fala Leitor”, percebi que um grande número de leitores do Dicas Blogger não acompanha nossos posts via Feed. Quando comecei a blogar, eu também não me utilizava dessa poderosa ferramenta, por puro desconhecimento de suas funções e acabava ficando por fora das novidades da Blogosfera. Através dos Feeds, vocês poderão se inteirar de tudo que rola nos seus blogs e sites favoritos, em tempo real. A fim de colaborar com os blogueiros iniciantes, resolvi fazer um post explicando como utilizá-los.

O que são Feeds?

Segundo a Wikipédia:

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.

Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:

  • RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
  • RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
  • Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas; isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificaçãoAtom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF.

Resumindo: arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Como criar um Feed?

Nós, usuários do Blogger, já temos à nossa disposição os seguinte endereços:

http://seublog.blogspot.com/feeds/posts/default (Feeds)

http://seublog.blogspot.com/feeds/comments/full (comentários)

Mas o bom mesmo é criar ou queimar nosso Feed no FeedBurner, que nos fornecerá diversas opções de personalização e gerenciamento. Aguardem que, no próximo post, irei trazer um tutorial de uso e configuração. Por enquanto, leiam estes dois artigos:

O que o FeedBurner pode fazer pelo seu blog, by Interney

FeedBurner, by Dicas Blogger

Ao criar um Feed, podemos disponibilizá-lo com os posts completos ou parciais. Para uma melhor compreensão, leiam este artigo:

Vai de Feed completo ou parcial?

Como eu faço para assinar?

Você vai precisar de um programa que receba os feeds, também chamado de agregador. Existem opções offline (que você terá que instalar no seu pc) e as online(que você precisará estar conectado à internet para usar). Das opções online, temos:

  • Via Navegador

A maioria dos navegadores já trazem um leitor de feed embutido; é o caso do Firefox, do Internet Explorer e do Opera. No Google Chrome ainda teremos que aguardar e no Safari, eu desconheço, por nunca tê-lo utilizado.

Vou dar como exemplo o agregador do Firefox:

icone_feeds

Vejam que, ao final da barra de endereços, existe um ícone, que é o padrão de identificação dos Feeds de um site; para assinar, basta clicar sobre este ícone e escolher entre RSS ou ATOM, que na prática, dá tudo na mesma.

image

O Firefox irá, então, incluir o Feed na sua barra dos favoritos:

image

No Firefox, também é possível escolher qual agregador usar. Vá em ferramentas, opções e programas:

image

Eu uso o Google Reader, mas você pode manter o original do Firefox ou utilizar-se de outros programas.

E este é o agregador do Internet Explorer:

image

  • Via Web Site

Existem diversas opções, sendo os mais famosos, o Google Reader, o Bloglines e oNetvibes. Vou dar como exemplo o Google Reader porque estou mais familiarizada com ele, sem contar que podemos usar nossa (velha e boa) conta do Google.

Para adicionar um Feed/RSS, clique em adicionar inscrição e cole o endereço do Feed.

image image

Caso queira manter suas incrições mais organizadas, crie pastas para separar as diversas categorias de sites ou blogs que você acompanha. Para tanto, ao assinar o Feed, o Reader perguntará em qual pasta você deseja adicioná-lo; clique em “nova pasta” para criar uma.

image

  • Outras opções

Muitos blogs já trazem, em destaque, um convite para que os leitores assinem seus Feeds e que, geralmente,foram queimados no FeedBurner.

Clique com o botão direito sobre o link ou sobre o ícone do Feed que deseja assinar, copie o endereço e cole no seu agregador.

image image

Ou então, clique sobre o link ou sobre o ícone do Feed. Você será, então, direcionado à página padrão do FeedBurner.

image

Outro exemplo:

image image

Ah, Juliana, eu não quero usar um agregador, prefiro receber os artigos por email…Tá na mão!

Basta clicar sobre a opção “Via email” e se inscrever.

image

Moleza, não?

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "O que são Feeds e para que servem?"

O Blog união de blogs catolicos foi fundando com o intuito de ampliar a evangelização que já acontece, assim poderemos evangelizar de forma mais ampla e completa. Nós do blog união de blogs catolicos informamos a os donos de blogs presentes no projeto de união, que nosso blog fará de tudo para modernizar os blogs que participam do projeto, COMO ASSIM ? os donos de blogs católicos que desejarem modificar o modelo, cor e implementar seu blog com mais acessorios. Pode nos contactar pois nós teremos o imenso prazer de gratuitamente fazer tudo isso para você.
E-MAIL:
Vocacionadosdedeusemaria@gmail.com

.

venha evangelizar com nosco
by

Gostou? Compartilhe !!!