Suscríbete RSS
Comentarios RSS
Subscríbete por E-mail

Bem-vindo a nossa união

Quer saber quais as últimas novidades publicadas nos blogs católicos? Esse é o seu lugar! O nosso espaço de união é justamente destinado a trazer as mais recentes postagens de todos os blogs católicos de língua portuguesa de forma mais ampla e mais clara, facilitando assim a compreenção dos seus leitores. Sempre que uma nova matéria for publicada em algum blog, ela será automaticamente atualizada aqui. Para informações de como incluir seu blog, vá até o final da página.

Blogs Unidos

Como usar e configurar o FeedBurner

10:00 Postado por Frei Miltom

Ao escrever os posts sobre as configurações básicas do painel Blogger, acabei descobrindo uma lacuna neste blog – a falta de um tutorial do FeedBurner, um dos melhores serviços para criação e gerenciamento de feeds/rss e que desde 2007 pertence à empresa Google.

Para quem ainda não sabe, Feeds ou RSS são listas de atualização de conteúdo, escritos com especificações baseadas em XML. Ao assinar os feeds de um site ou de um blog, passamos a receber seuss artigos em um único local – que pode ser um programa, uma página da web ou mesmo o navegador . Isso nos poupa tempo, já que não será mais necessário visitar página por página. Os serviços que possibilitam o recebimento de feeds são chamados de agregadores ou leitores de feeds. Um bom exemplo é o Google Reader.

Google ReaderPara maiores detalhes, recomendo este post - O que são feeds e para o que eles servem.

Como eu já disse anteriormente, os blogs do Blogger já vêm com um endereço de feed padrão, que é que é a URL do blog, seguida por /feeds/posts/default, mas essa função é muito limitada e o ideal é criar um novo endereço usando o FeedBurner e depois configurar um redirecionamento - Outras configurações do painel do Blogger.

Este tutorial visa explicar as principais funções do FeedBurner, independente da plataforma, ou seja, ele será de utilidade não só para os usuários do Blogger.

Para criar um feed no FeedBurner, é preciso usar uma conta do Google. Ao acessá-lo pela primeira vez, encontraremos a seguinte página:

Página inicial Página inicial do FeedBurner

Onde está escrito Burn a feed right this instant. Type your blog or feed address here é o local onde iremos inserir a url (endereço) do nosso blog e depois clicaremos em next. O serviço perguntará se desejamos criar um feed do tipo Atom ou RSS, o que na prática não faz muita diferença. Vamos clicar em next novamente e escolher um nome e um endereço para nosso feed. No exemplo abaixo, usei o endereço de um dos meus blogs de testes.

Configurações do feed

Vamos clicar em next mais duas vezes e daí chegaremos ao painel do novo feed. No alto, à direita, temos a opção languages, que permite uma tradução parcial para o português.

Abas do FeedBurner

O painel do FeedBurner é divido em 5 abas – Analyze, Optimize, Publicize, Monetize e Troubleshootize. Para que este post não fique muito extenso, irei apontar apenas as configurações mais importantes e recomendo que vocês façam seus testes com as demais.

Na aba analyse, iremos visualizar dados estatísticos, tais como o número de assinantes (subscribers) do feed e quais os agregadores mais utilizados por eles.

Estatísticas do FeedBurner

Na aba optimize, como o próprio nome já diz, iremos otimizar o feed. À esquerda, encontraremos uma coluna com as opções de otimização:

1.Browser Friendly – Aqui iremos formatar a página de apresentação que será visualizada por nossos futuros assinantes. Em “Appearance Options”, podemos escolher um tema, o idioma e os botões para os serviços/programas de leitura de feeds; em “Content Options”, escolheremos se os artigos do blog irão aparecer na íntegra, somente com os títulos ou se não irão aparecer e podemos, ainda, ativar uma mensagem pessoal.

Página do Dicas Blogger

2.SmartCast™ – opção para podcasts

3.SmartFeed™ – ativar para que os feeds sejam compatíveis com qualquer agregador.

4.FeedFlare – ativar para colocar links no rodapé do feeds, tais como número de comentários, envio por email e para redes sociais e etc.

Links no rodapé

5.Summary Burner – ativar para enviar apenas um resumo dos posts.

Na aba publicar, encontraremos alguns widgets para publicar em nossos blogs. Os usuários do Blogger, deverão colar os códigos no gadget “html/javascript”.

1.Headline Animator – cria uma imagem animada, do tipo gif, que mostra o título dos posts. Para adicionar ao seu blog, basta clicar em “add to” e escolher a plataforma.

Dicas Blogger

↑ Grab this Headline Animator

2.BuzzBoost – permite criar um widget com os posts mais recentes.

3.Email Subscriptions – fornece um código para que os leitores do blog possam receber os feeds por email. Basta copiar o código e colar no local desejado.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

4.FeedCount – permite a criação de um pequeno contador com o número de assinantes.

5.Chicklet Chooser – fornece diversas imagens ( ou botões) que servem para convidar os leitores de um blog/site a assinarem os feeds.

6.Creative Commons – permite a criação de um botão mostrando a licença de conteúdo.

Na aba Monetize, podemos adicionar o Google AdSense aos feeds, mas existe uma forma bem mais simples disso ser feito usando as próprias configurações do AdSense.

E por fim, na aba Troubleshootize encontraremos dicas para utilização do FeedBurner.

Depois de criar e configurar seus feeds, eles passarão a aparecer na página inicial do FeedBurner. É possível editá-los, apagá-los e até transferi-los para outra conta. Basta clicar sobre o feed e, no alto, à esquerda, escolher uma das três opções.

Edição dos feeds

Ao tranferir os feeds para outra conta, configurações e assinantes permanecerão intactos.

You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Como usar e configurar o FeedBurner"

O Blog união de blogs catolicos foi fundando com o intuito de ampliar a evangelização que já acontece, assim poderemos evangelizar de forma mais ampla e completa. Nós do blog união de blogs catolicos informamos a os donos de blogs presentes no projeto de união, que nosso blog fará de tudo para modernizar os blogs que participam do projeto, COMO ASSIM ? os donos de blogs católicos que desejarem modificar o modelo, cor e implementar seu blog com mais acessorios. Pode nos contactar pois nós teremos o imenso prazer de gratuitamente fazer tudo isso para você.
E-MAIL:
Vocacionadosdedeusemaria@gmail.com

.

venha evangelizar com nosco
by

Gostou? Compartilhe !!!