Suscríbete RSS
Comentarios RSS
Subscríbete por E-mail

Bem-vindo a nossa união

Quer saber quais as últimas novidades publicadas nos blogs católicos? Esse é o seu lugar! O nosso espaço de união é justamente destinado a trazer as mais recentes postagens de todos os blogs católicos de língua portuguesa de forma mais ampla e mais clara, facilitando assim a compreenção dos seus leitores. Sempre que uma nova matéria for publicada em algum blog, ela será automaticamente atualizada aqui. Para informações de como incluir seu blog, vá até o final da página.

Blogs Unidos

Quatro Aspectos para melhorar o blog

06:08 Postado por Erick Sávio

Recebi, um dia desses, um email de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog, principalmente, porque dispunha de pouco tempo. Daí, pensei em abordar QUATRO ASPECTOS muito interessantes sobre este assunto, visando contribuir com mais tijololinho na edificação das comunidades de blogueiros evangélicos e aumento na publicação de conteúdo Católico na NET. É sempre bom lembrar que conheço muito sobre blogs, mas ainda estou aprendendo.

O DISCURSO

Como escrever: é muito simples. imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres da comunicação digital ensinam que para se comunicar bem, você deve escrever como se estivesse CONVERSAR com uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?

Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog.

Ou:

A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.

Mas evitem este tipo de discurso: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejam escrevendo". Há um erro de posição aqui: é como você estivesse acima do leitor.

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informais. O discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, íntimista e eficiente.

O outro discurso , não fala diretamente, não olha olho-no-olho, não considera que a pessoa do receptor, é a parte mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, olho-no-olho, pode ter milhões de recepTores, cada um deles sendo chamado de "você". Quer um fato concreto? Em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama foram usados este tipo de discurso.

A MISSÃO.

Por que é importante escrever? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor. Assim como ninguém nasce falando, andando, nem lendo, você vai melhorar com o tempo. E tudo que publicar com inspiração, vai encontrar um ou vários leitores ávidos do outro lado do monitor.

Como dar qualidade ao seu blog: uma paráfrase de Romanos 12,2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da boa, agradável e perfeita escrita. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você estará perfeito.

Minha sugestão: há bons manuais de redação em boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.

COMPROMISSOS

COM DEUS. A cultura do Mundo Ocidental caminha para se tornar mais e mais individualista. Narcisista. Até os cristãos estão sendo atraídos por este desvio Não foi assim que Jesus Cristo viveu no primeiro século. Ele chamou 12 jovens para ESTAREM com Ele. Para ter e crescer em COMUNHÃO com Ele. Eles assistiam ao discurso, mas Cristo ia além das palavras, pois o Reino de Deus é poder para ação. Se nos consideramos CRISTÃOS então devemos assumir um COMPROMISSO de serviço para ter comunhão com ELE. Mesmo nos multiformes tipos e formas de blogar é perfeitamente possível manter este compromisso de fidelidade.

COM O EQUILÍBRIO PESSOAL: temos que levar em conta outro compromisso: o de zelar pelo equilíbrio do virtual com o mundo real. O que fazemos no mundo real é o que dá peso às coisas que publicamos na Internet. Discurso desprovido de substância, de experiência com Deus, não vai produzir fé no coração de ninguém, pois ele será rejeitado pelo Espírito Santo.

COM A IGREJA - A maioria dos formadores de opinião da grande imprensa não são profissionais cristãos. A esmagadora maioria de jornalistas, repórteres, artistas e políticos não veem a Igreja Católica com bons olhos. Eles nos consideram como os fundamentalistas do atraso. Como somente eles falam, suas opiniões são aceitas como verdadeiras pela sociedade. Só há um caminho para enfrentar este desafio: compartilhar tecnologia de uso das mídias digitais. As próximas gerações vão se informar PRINCIPALMENTE pela Internet.

Quanto mais líderes Católicos aprenderem publicar conteúdo cristão na NET melhor. Nem todos vão atingir altos patamares de popularidade, mas muitos vão. Se nós não expressarmos nossa opinião perante a sociedade, ela vai continuar do geito que esta. Precisamos particiapr e convocar nossos conhecidos a tomar parte no maior veículo de comunicação globalizada, chamada Internet. E a porta deste caminho chama-se BLOGS.

Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a missão é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.
You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Quatro Aspectos para melhorar o blog"

O Blog união de blogs catolicos foi fundando com o intuito de ampliar a evangelização que já acontece, assim poderemos evangelizar de forma mais ampla e completa. Nós do blog união de blogs catolicos informamos a os donos de blogs presentes no projeto de união, que nosso blog fará de tudo para modernizar os blogs que participam do projeto, COMO ASSIM ? os donos de blogs católicos que desejarem modificar o modelo, cor e implementar seu blog com mais acessorios. Pode nos contactar pois nós teremos o imenso prazer de gratuitamente fazer tudo isso para você.
E-MAIL:
Vocacionadosdedeusemaria@gmail.com

.

venha evangelizar com nosco
by

Gostou? Compartilhe !!!